Aracaju, 24/04/2014
Busca no Site:
Categoria:
 
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas newsletters.
Nome:
Email:
 
 
 Editorial
 Plenário/Diógenes Brayner
 Política
 Polícia
 Bastidores/Giovani Allievi
 Correio Urbano
 Interior
 Politica Nacional
 Coluna Painel
 Artigos
 Claudio Humberto
 Economia
 Internacional
 Esporte Local
 Esporte Nacional
 Variedades
 Cinema
 Rádio
 TV
 Simone Morais
 Jânio Freitas
 Sebastião Nery
 Raimundo Brito
 Dom Luciano Mendes
 A. Ermirio Moraes
 Delfim Neto
 Jácome Góes
 situe-se: 24 de Abril de 2014,  Quinta-feira

Loja Maçônica Cotinguiba completa 134 anos de existência em Sergipe
Data: 12/11/2006

Fortificar a igualdade, a liberdade e a fraternidade. É com esse preceito que a Loja Maçônica Cotinguiba completou, ontem, 134 anos de existência em solo sergipano. O Venerável Mestre Orlando Carvalho Mendonça programou uma vasta comemoração antecipada junto com os 187 obreiros e maçons da loja. Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a loja sergipana recebeu as maiores autoridades maçônicas do país, como o Grã-mestre Geral, Laelson Rodrigues, e o Grã-mestre adjunto, Marcos José dos Santos. Houve sessões conjuntas das lojas maçônicas de Sergipe, palestras e solenidades festivas.


Conforme o orador da Loja Cotinguiba, José Francisco da Rocha, comemorar 134 anos de existência é uma vivência extraordinária, já que, em seus 58 anos de maçonaria, vive em função dos ensinamentos doutrinário e da convivência com a elite intelectual, social e econômica de Sergipe, além da questão social, já que a loja dirige o asilo Rio Branco e disponibilizar trabalhos sociais, como o acompanhamento a 60 mães parturientes até um ano depois do parto. "Disponibilizamos serviço médico, odontológico a 60 mães carentes e damos assistência ao parto e pós-parto por um ano", explicou.


O deputado federal maçônico, Arivaldo Ferreira Andrade, destacou que a missão da maçonaria é uma ordem filantrópica, filosófica e progressista, que tem a missão de fortificar a igualdade, liberdade e fraternidade entre os povos.


A maçonaria está presente em todo o mundo, no Brasil, contando com mais de 4 mil lojas, entre as quais, 11 em Sergipe. A Loja Cotinguiba chegou em Sergipe em 10 de novembro de 1872 e o prédio foi inaugurado em 1230, hoje se constituindo em patrimônio histórico do Estado.


Entre os principais marcos da história, destaca-se uma sessão festiva ocorrida em 29 de maio de 1968, quando D. Luciano Cabral autorizado pelo Núncio Apostólico no Brasil, D. Sebastião Baggio, proferiu um pronunciamento memorável na Loja Cotinguiba, abordando a Maçonaria e o Catolicismo. A partir daí, a loja e a arquidiocese realizaram uma grande parceria, inclusive implantando em conjunto o primeiro assentamento de sem-terra em Sergipe, a Fazenda Reconciliação, em Divina Pastora.


Compõem a maçonaria os três poderes: legislativo, executivo e judiciário, como se fosse uma nação. Para ser maçom, é necessário ter mais de 18 anos, ser independente financeiramente, e estudar a doutrina maçom por mais de um ano.

 
A maçonaria existe há mais de 5 mil anos antes de Cristo e é exclusivamente masculina. O Grande Oriente chegou ao Brasil em 1820 a 1821, estando como Grã-mestre geral, D. Pedro I. As mulheres de maçons podem participar das Casas de Apoio e os filhos também participam das associações paramaçônicas e são chamados de apejotistas ou lowtons.


Confira o jornal
completo nas bancas!

Indique esta notícia
Comente essa matéria




28/07/2012 Caminhoneiros: 65% não respeitam descanso
28/07/2012 Empresário e supostos “laranjas” teriam praticado ...
28/07/2012 Motociclistas: principais vítimas de acidentes
28/07/2012 Arrecadação Federal em SE chega a R$ 155,5 mi
28/07/2012 Professores da UFS estão decididos em manter grev...
22/07/2012 Jovem é assassinado ao sair de casa no Bairro Amé...

 

 

 




 



Rua Cláudio Batista, 334 - Bairro Santo Antônio - Aracaju/SE